Fertilização com boro ajuda na produtividade, mas origem do nutriente pode fazer dife...

27/05/2021
Publicado por: Thiago Agro Forte

Oferta maior no país vizinho mantém espaço menor para reação dos prêmios brasileiros

Origens naturais diferentes e tipos de tratamento aplicados podem modificar desde a quantidade necessária na aplicação e eficiência da ação, até diminuir os riscos do químico.

A fertilização com boro é uma importante etapa na busca por mais produtividade nas lavouras, uma vez que este nutriente auxilia no desenvolvimento radicular das plantas e atua também na proteção das folhas em momentos de muita luminosidade, aumentando não só a produtividade obtida, mas também melhorando a qualidade da produção.

Segundo o agrônomo técnico de vendas da US Borax – Rio Tinto, Flávio Barcellos Cardoso, antes de realizar as aplicações é necessária uma análise de solo, para verificar a quantidade de boro já presente no terreno e as características do solo para determinar as quantidades necessárias na aplicação, que deve ser realizada em todas as safras.

Outro ponto que merece atenção é a origem deste boro. Cardoso explica que existem várias fontes naturais para extração do boro de tipos diferentes de rochas, e várias opções de procedimentos pós extração e isso reflete diretamente nos procedimentos de aplicação na lavoura.

O especialista comenta que, diferenças de solubilidade pode reduzir drasticamente a quantidade necessária de produto para obter a mesa parcela de boro, reduzindo assim custos, dificuldades de manejo e riscos à saúde.

Confira a íntegra da entrevista com o agrônomo técnico de vendas da US Borax – Rio Tinto, no vídeo.

 

Por:  Guilherme Dorigatti

Fonte:  Notícias Agrícolas

Flávio Barcellos Cardoso - Agrônomo Técnico de Vendas da US Borax - Rio Tinto